terça-feira, março 02, 2010

O Brasil perdeu neste domingo (28/02) o empresário e colecionador de livros José Mindlin.
Mais conhecido por ser um grande leitor, Mindlin montou a maior biblioteca particular do Brasil, com 38 mil títulos
Era membro da Academia Paulista de Letras, e esbanjava entusiasmo aos 95 anos
Formar novos leitores era uma obsessão do bibliófilo que queria criar academias de letras nas escolas infantis. Mindlin se foi antes de ver o sonho concretizado.
A Biblioteca Brasiliana, que vai abrigar 40 mil livros doados por ele, ainda está sendo erguida na Universidade de São Paulo.
Enquanto não fica pronta, o acervo é digitalizado e fica à disposição do leitor, de graça, na internet. O incentivo a leitura é o maior legado de Mindlin. "É um vírus que eu procuro inocular porque uma vez inoculado é incurável. Então a pessoa que apanha este vírus vai gostar de livros até o fim da vida."
Sua obra ficará para sempre, na forma de duas bibliotecas. Uma na USP e a outra, na internet, para todos.
.

Um comentário:

Priscila Andrade (priscila@bab.la) disse...

Olá,
Meu nome é Priscila Andrade e faço parte da equipe bab.la (http://pt.bab.la), um website interativo com dicionários em 15 idiomas, fóruns e outros recursos linguísticos. Acredito que nosso site é muito interessante para a biblioteca e alunos, pois oferecemos um portal gratuito e interativo onde os usuários podem criar testes, adicionar e verificar as palavras no dicionário ou aprender idiomas jogando.
Nós também oferecemos aplicativos que podem ser adicionados diretamente à sua página, como dicionários e testes. Aqui você encontra todas as ferramentas e plug-ins que fornecemos gratuitamente:
http://pt.bab.la/tools-plugins.php/
Existe interesse em adicionar o nosso link ou qualquer outro aplicativo em sua página? Se houver dúvidas ou quiser conhecer melhor os serviços do bab.la, não hesite em me contactar.
Atenciosamente,
Priscila Andrade