O Brasil perdeu neste domingo (28/02) o empresário e colecionador de livros José Mindlin.
Mais conhecido por ser um grande leitor, Mindlin montou a maior biblioteca particular do Brasil, com 38 mil títulos
Era membro da Academia Paulista de Letras, e esbanjava entusiasmo aos 95 anos
Formar novos leitores era uma obsessão do bibliófilo que queria criar academias de letras nas escolas infantis. Mindlin se foi antes de ver o sonho concretizado.
A Biblioteca Brasiliana, que vai abrigar 40 mil livros doados por ele, ainda está sendo erguida na Universidade de São Paulo.
Enquanto não fica pronta, o acervo é digitalizado e fica à disposição do leitor, de graça, na internet. O incentivo a leitura é o maior legado de Mindlin. "É um vírus que eu procuro inocular porque uma vez inoculado é incurável. Então a pessoa que apanha este vírus vai gostar de livros até o fim da vida."
Sua obra ficará para sempre, na forma de duas bibliotecas. Uma na USP e a outra, na internet, para todos.
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá,
Meu nome é Priscila Andrade e faço parte da equipe bab.la (http://pt.bab.la), um website interativo com dicionários em 15 idiomas, fóruns e outros recursos linguísticos. Acredito que nosso site é muito interessante para a biblioteca e alunos, pois oferecemos um portal gratuito e interativo onde os usuários podem criar testes, adicionar e verificar as palavras no dicionário ou aprender idiomas jogando.
Nós também oferecemos aplicativos que podem ser adicionados diretamente à sua página, como dicionários e testes. Aqui você encontra todas as ferramentas e plug-ins que fornecemos gratuitamente:
http://pt.bab.la/tools-plugins.php/
Existe interesse em adicionar o nosso link ou qualquer outro aplicativo em sua página? Se houver dúvidas ou quiser conhecer melhor os serviços do bab.la, não hesite em me contactar.
Atenciosamente,
Priscila Andrade
Postar um comentário